McKee, Terralyn (May, 2010): Thirty Years of Distance Education: Personal Reflections
Descrição:
Este artigo baseia-se na experiencia de 30 anos do autor
fazendo uma abordagem pelas 5 gerações de ensino a distância definidas por
Taylor.
Em relação à primeira geração refere o ensino por correspondência
e cita Moore ao apontar como ponto critico desta geração a separação psicológica
e comunicacional entre alunos e professores.
A segunda geração introduz novos meios como o áudio e o vídeo
que aumenta o leque de escolhas do professor para comunicar com o aluno.
A terceira geração vai assentar na televisão e na rádio que
adicionam a sincronia ao ensino a distância
A quarta geração vai utilizar
os recursos da web nomeadamente o muitlmédia interactivo e a comunicação
mediada por computador.
A quinta geração é
apresentada como uma evolução da 4ª geração em que as fronteiras do ensino formal e informal se diluem e as redes
sociais se desenvolvem. Esta portanto associada ao conectivismo.
Comentário:
É um reflexão interessante que cruza a experiência pessoal do autor com as gerações de ensino a distância e traz a reflexão sobre o surgimento da 5ª geração que não traz novas tecnologias em relação à 4ª geração mas evolui na sua utilização e uma modificação da forma de ensinar e aprender. Este texto ajuda-nos a compreender o caminho que foi percorrido até chegarmos aos modelos atuais no ensino a distância.
Sem comentários:
Enviar um comentário