Descrição:
Este artigo de
George Siemens debruça-se sobre a Teoria de Aprendizagem que emerge dos
ambientes virtuais intitulada por conectivismo. Começa por referir as três principais
teorias de aprendizagem que orientavam (e ainda orientam) as situações de
aprendizagem formal: Comportamentalismo, Cognitivismo e Construtivismo e chama
a atenção que estas teorias foram desenvolvidas numa fase anterior à era
digital.
O artigo
refere a questão da necessidade de atualização da informação que é maior hoje
que a que acontecia há algumas décadas atrás. Também o tempo que leva uma
informação a tornar-se obsoleta é menor nos dias de hoje.
Em relação à aprendizagem há diversos aspectos interessantes
que surgem no texto. Nomeadamente a importância da aprendizagem informal, das
redes pessoais, das ferramentas que utilizamos todo isso irá contribuir para a
construção do conhecimento.
O artigo faz uma pequena revisão em relação aos conceitos de Comportamentalismo, Cognitivismo e
Construtivismo e aponta-lhes algumas limitações nomeadamente o impacto da
tecnologia na aprendizagem que não é tido em conta nestas teorias.
O Conectivismo surge como uma teoria alternativa que assenta
nas ligações, nas redes e até no caos que estas ligações provocam nos processos
de aprendizagem de cada aprendente. Valoriza a diversidade de opiniões e no
processo de decisão dos aprendentes na seleção da própria informação.
O artigo foca ainda a questão da gestão do conhecimento ao nível
organizacional. No fundo a rede de conhecimentos de cada elemento de uma
organização contribui para o conhecimento da organização como um todo.
Comentário:
O conectivismo prende-se à importância de saber onde
encontrar o conhecimento como uma base tão ou mais importante do que o possuir
esse próprio conhecimento. É valorizada a capacidade de aprendizagem e de atualizarmos
o nosso conhecimento. A compreensão deste modelo é fundamental para nós
enquanto estudantes do mestrado de Pedagogia do E-Learning pois será através da
rede que criarmos entre nós, com colegas de outros anos, com professores, com
outros profissionais e estudantes da área que iremos construir o nosso percurso
de aprendizagem.